quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Edifício mais alto do planeta será inaugurado em 2009

Está prevista para setembro de 2009 a inauguração do Burj Dubai, aquele que será o prédio mais alto do mundo (compare a altura com os outros edifícios famosos). E com uma novidade: o empreendimento abrigará também unidades residenciais.


A torre chegará a mais de 800 metros de altura e está localizada na capital mundial do supéfluor e das estravagâncias arquitetônicas: a cidade de Dubai atualmente é um dos mais importantes centros de negócios do planeta.

Tambem leva a fama por atrações de gosto um tanto quanto duvidoso, como suas ilhas artificiais em forma de mapa-mundi, pista de esqui em pleno clima desértico.
Estima-se que 30 por cento de todos os guindastes do mundo estejam em Dubai. E o Burj Dubai é visto como o marco mais importante nesse frenesi de construções que toma conta da cidade. A lista de façanhas atingidas pelo prédio é longa. Algumas delas:- Um observador a 95 quilômetros de distância ainda será capaz de ver a ponta da torre;- Se as vigas de aço utilizadas na construção do edifício fossem colocadas em linha, dariam um quarto de volta ao mundo;- A água resultante da condensação de vapor do sistema de ar-condicionado do prédio será reutilizada na irrigação de jardins. Estima-se que, em um ano, será recolhida água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas;- Os elevadores panorâmicos de dois andares terão capacidade para 42 pessoas no total e viajarão a uma velocidade média de 65 quilômetros por hora.


O orçamento da torre Burj Dubai é estimado em uma bagatela de 4 bilhões de dólares. Na visão dos empreendedores que bancaram o projeto, o valor será compensado com a presença de companhias multinacionais, pelo Hotel Armani que se instalará no local e pela presença de turistas que visitarão a nova jóia dos Emirados Árabes. O dinheiro deixado por visitantes do mundo inteiro já corresponde a 33% do PIB do emirado de Dubai. Dessa forma, o país fica relativamente independente em relação ao petróleo, principal fonte de renda das nações vizinhas.Nesse contexto, o Burj Dubai será a nova torre de diversões dessa cidade peculiar, espécie de parque temático de proporções astronômicas. Mas não se esqueça. É só para quem tem bolso cheio!